Propensão a usar um Dispositivo Aéreo de Coleta de Dados em pesquisa agrícola

Propensão a usar um Dispositivo Aéreo de Coleta de Dados em pesquisa agrícola Capítulo de Livro

O acesso à informação como fator de sucesso nas áreas da atividade humana ganha relevância com a adoção intensiva das TIC. Um setor importante como a agricultura não pode ficar de fora desse fenômeno.

Os resultados obtidos em pesquisas agrícolas mostram uma dependência crescente do uso intensivo de dados, com maior volume e variedade, origem em diferentes ambientes e por meio de diferentes tecnologias.

O objetivo deste estudo é categorizar as possibilidades de utilização de Dispositivo Aéreo de Coleta de Dados descritos em estudos acadêmicos em agricultura, para compreender como esses dispositivos estão sendo utilizados em pesquisas realizadas por universidades brasileiras.

A pesquisa se limita aos resultados de teses e dissertações entre os anos de 2015 e 2017, considerando os programas de pós-graduação da USP, UNICAMP e UNESP. Cinco categorias foram definidas quanto à propensão para o uso de Dispositivos de Coleta de Dados Aéreos: Diagnóstico de Solo, Diagnóstico de Plantas, Manejo de Áreas de Pastoreio, Manejo de Culturas e Monitoramento Hidrográfico.

Identificou-se que são necessárias mais pesquisas para refletir sobre como a ciência pode auxiliar sua aplicação neste setor produtivo estratégico.

Autores

Acesso ao Capítulo

Fernando de Assis Rodrigues
Dr. Fernando de Assis Rodrigues é professor na Universidade Federal do Pará, Brasil.

Leave a Reply