Análise de Tags na Venda de Fruitas da Amazônia Brasileira em Rede Social

Exemplo de aproximações identificadas na tag “açai” Artigo em Periódico

A indexação social é a capacidade de representação da informação feita pelos próprios usuários de um sistema, para fins de compartilhamento e recuperação da informação. Em um Serviço de Rede Social On-line (SRSO) é possível perceber os aspectos intrínsecos da indexação social por meio da utilização de tags na comercialização de produtos.

O objetivo do estudo foi analisar as tags para caracterizar a indexação social nos anúncios de venda de frutas amazônicas, dentro de um Serviço de Rede Social On-line. Os procedimentos metodológicos foram realizados através de uma análise exploratória, de cunho experimental com participação direta; a coleta de dados selecionou os anúncios que tratam individualmente sobre cada fruta no Facebook Marketplace.

A partir das análises dos conjuntos de dados foi possível verificar os aspectos da utilização das tags nos anúncios quanto à quantidade e frequência, classificou-se as tags a partir da função que cada uma desempenha em relação ao recurso indexado pelo usuário. Além disso, observou-se aspectos quanto à localização geográfica e a representação do conteúdo no título do anúncio.

Foi possível identificar a indexação social no uso das tags no SRSO Facebook Marketplace quando se trata de frutas amazônicas, pois as tags são constituídas de valor semântico e não apenas fragmentos textuais descontextualizados: possuem aspectos intrínsecos que depende do usuário ou dos grupos de usuários, a qual utilizam com a finalidade de atribuir uma interpretação que pode variar diante do contexto.

Acesso ao texto completo

Autores

Fotografia de Amanda Garcia Gomes
Fotografia de Fernando de Assis Rodrigues
Fotografia de Fernando de Assis Rodrigues
Fotografia de Franciele Marques Redigolo
Fotografia de Franciele Marques Redigolo
Fotografia de Mariângela Spotti Lopes Fujita
Fotografia de Mariângela Spotti Lopes Fujita
fernando
Dr. Fernando de Assis Rodrigues é professor na Universidade Federal do Pará, Brasil.

Leave a Reply