
Esta pesquisa tem como objetivo identificar as características de textualidade presentes nas publicações de campanhas eleitorais veiculadas na Rede Social Online Facebook, publicadas pela página Vote Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero (Vote LGBT).
Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa possui caráter exploratório com abordagem qualitativa. A investigação coletou dados sobre as publicações na página da organização social Vote LGBT que ocorreram entre os dias 27 de setembro e 15 de novembro de 2020, durante o período das eleições municipais.
Os resultados apresentaram as análises de cinco fotografias publicadas pela página Vote LGBT, a partir das características de textualidade (intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade) que permitiram visualizar a intenção do produtor e os elementos que compuseram as publicações.
Como conclusões a pesquisa apresentou que as publicações buscam informar ao receptor no sentido de fazer conhecer, publicizar, disseminar, convidar ao debate sobre as pautas que circundam a comunidade e convencer o eleitor a votar nas candidaturas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero, Queer, Intersexo, Assexual, + (usado para incluir outras identidades de gênero e orientações sexuais que não se encaixam no padrão cis-heteronormativo).
Acesso ao texto completo
Autores
- Amanda Garcia Gomes
- Gilberto Gomes Cândido
- João Batista Ernesto de Moraes
- Fernando de Assis Rodrigues
Leave a Reply