TI Verde: eficiência energética de Data Centers de Serviços de Redes Sociais Online

Representação Abstrada da TI Verde Capítulo de Livro

Os data centers são uma infraestrutura centralizada de hardware e de software, tendo como principal benefício a redução de custos. A relação entre a sustentabilidade e os data centers deu origem ao movimento denominado TI Verde. Dentre os data centers se destacam as instituições detentoras de Serviços de Redes Sociais Online (SRSO).

O objetivo deste artigo é verificar como o consumo energético dos data centers é tratado na literatura científica e em documentos técnicos, para identificar os desafios das instituições detentoras de SRSO. A amostra está restrita a informações sobre os data centers de SRSO.

Foi realizada uma análise exploratória da literatura disponível e dos documentos técnicos disponibilizados pelas instituições. Todas as instituições apresentam relatórios estatísticos sobre eficiência energética dos seus data centers. A análise indicou formas de incentivar a maior eficiência dos equipamentos.

O artigo conclui que o crescimento desses serviços coloca o tema de eficiência energética de data centers de SRSO em primeiro plano, sendo que os relatórios apresentam iniciativas de neutralidade da pegada de carbono das instituições detentoras. As principais formas de atuação das instituições para diminuir a emissão de CO2 são a compra de créditos de carbono e investimentos de plantas com matrizes limpas.

Acesso ao texto completo

Autores

fernando
Dr. Fernando de Assis Rodrigues é professor na Universidade Federal do Pará, Brasil.

Leave a Reply