Os memes como um gênero discursivo em Serviços de Rede Social Online

Os memes como um gênero discursivo em Serviços de Rede Social Online Capítulo de Livro

O objetivo do estudo foi investigar os memes enquanto gênero discursivo e descrevê-los em uma página de um Serviços de Rede Social Online (SRSO) auxiliado pela classificação de Recuero (2011).

Utilizou-se como método o estudo descritivo com caráter exploratório tendo como lócus de coleta de dados o Facebook, onde a escolha se justifica por se tratar de um dos SRSO mais utilizado (DIGITAL, 2019). Foram observadas livremente páginas do Facebook em língua portuguesa que têm por finalidade fazer a divulgação de memes.

A seleção para a realização da coleta de dados foi baseada na quantidade de curtidas e de compartilhamentos realizadas nas páginas chegando-se assim a página Capinaremos. Em março de 2021, a página Capinaremos foi classificada segundo seus idealizadores como de entretenimento com 1.513.476 seguidores, alcançando uma certa popularidade entre os internautas.

Para o desenvolvimento do estudo foram selecionados seis (6) memes baseado na classificação de postagens do ano de 2020, entre os dias 29 de novembro e 24 de dezembro de 2020. Na descrição dos memes, adotou-se a classificação de Recuero (2011), pois entende-se que sua pesquisa pode contribuir para a compreensão do gênero.

Foram utilizados no estudo apenas os memes produzidos com um conjunto de imagens e textos/enunciados. Esta etapa da pesquisa vem abordar os memes no contexto de fatos sociais, políticos, situações do cotidiano, de modo a descrevê-los como gênero discursivo. Para complementar a abordagem foram registradas algumas peculiaridades individuais de cada meme como número de compartilhamentos observados na página Capinaremos com a intenção de verificar o nível de alcance que o gênero obteve entre os internautas.

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Autores

fernando
Dr. Fernando de Assis Rodrigues é professor na Universidade Federal do Pará, Brasil.