Blog

Logotipo do Periódico Mix Sustentável Artigo em Periódico

Slow Fashion, Economia Circular e Criativa para a sustentabilidade…

O protagonismo que as Tecnologias de Informação e Comunicação ganharam na atualidade, fez com que espaços virtuais de inter-relacionamento, como os Serviços de Redes Sociais Online, expandissem as possibilidades de comunicação dos mais diversos grupos sociais. Movimentos de caráter sustentável do ponto de vista ambiental, que visam fomentar um padrão de consumo mais consciente têm, nestes espaços virtuais, oportunidades de visibilidade e disseminação de seus princípios.

O objetivo deste artigo é refletir sobre a propagação dos princípios do movimento Slow Fashion no Serviço de Rede Social Online Instagram, como alternativa de consumo consciente de vestuário, e que transita entre os conceitos de Economia Circular e Economia Criativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, que verifica a presença do Slow Fashion no Instagram a partir de uma estratégia de recuperação de informação baseada em palavras-chave, que configura a parte exploratória desta pesquisa.

Verifica-se na coleta de dados que o Slow Fashion é um movimento com aderência no Brasil e está presente na plataforma Instagram. Conclui-se que, diante do cenário ambiental da contemporaneidade, as mudanças de hábitos individuais podem ser uma alternativa para sociedade civil contribuir para um caminho de consumo mais sustentável.

Acesso ao texto completo

Autores

Banner do 4º Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação Artigo em Periódico

Revisão Sistemática de Literatura sobre Interseções entre Interação Humano-Computador…

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação contribuiu para o surgimento (ou a adaptação) de campos de estudo dedicados à interação entre o ser humano e os sistemas computacionais, tais como a Interação Humano-Computador.

A pesquisa tem o objetivo de identificar e categorizar os estudos relacionados aos Serviços de Redes Sociais Online presentes no periódico International Journal of Human-Computer Interaction, a partir dos sete desafios da Interação Humano-Computador apresentados por Stephanidis et al. (2019). Caracteriza-se quanto a seus objetivos como um estudo exploratório e descritivo, que aplica como técnica os princípios da Revisão Sistemática de Literatura.

Foram analisadas 67 comunicações científicas. O tema Interação Humano-Ambiente foi o mais citado, seguido por: Ética, Privacidade e Segurança; Bem-estar, Saúde e Eudaimonia; Simbiose Humano-Tecnologia; e Organização Social e Democracia, respectivamente. Não foram encontradas comunicações científicas que tratassem do desafio Acessibilidade e Acesso Universal.

Considerando o ano em que os artigos foram publicados, observa-se 2018 como o ano com maior índice de publicações. Observou-se ainda que as pesquisas relacionadas ao tema Serviços de Redes Sociais Online se apresentam dispersas no periódico entre os anos de 2010 e 2020, e que alguns termos como: Social Media e Sites de Redes Sociais, passaram a ser moldados à medida que os estudos sobre o tema foram aprofundados.

Com base nas análises realizadas é possível afirmar que os estudos que combinam a Interação Humano-Computador, Ciência da Informação e os Serviços de Redes Sociais Online demandam ser mais amplamente pesquisados.

Acesso ao texto completo

Autores

Representação Abstrada da TI Verde Capítulo de Livro

TI Verde: eficiência energética de Data Centers de Serviços…

Os data centers são uma infraestrutura centralizada de hardware e de software, tendo como principal benefício a redução de custos. A relação entre a sustentabilidade e os data centers deu origem ao movimento denominado TI Verde. Dentre os data centers se destacam as instituições detentoras de Serviços de Redes Sociais Online (SRSO).

O objetivo deste artigo é verificar como o consumo energético dos data centers é tratado na literatura científica e em documentos técnicos, para identificar os desafios das instituições detentoras de SRSO. A amostra está restrita a informações sobre os data centers de SRSO.

Foi realizada uma análise exploratória da literatura disponível e dos documentos técnicos disponibilizados pelas instituições. Todas as instituições apresentam relatórios estatísticos sobre eficiência energética dos seus data centers. A análise indicou formas de incentivar a maior eficiência dos equipamentos.

O artigo conclui que o crescimento desses serviços coloca o tema de eficiência energética de data centers de SRSO em primeiro plano, sendo que os relatórios apresentam iniciativas de neutralidade da pegada de carbono das instituições detentoras. As principais formas de atuação das instituições para diminuir a emissão de CO2 são a compra de créditos de carbono e investimentos de plantas com matrizes limpas.

Acesso ao texto completo

Autores

Os memes como um gênero discursivo em Serviços de Rede Social Online Capítulo de Livro

Os memes como um gênero discursivo em Serviços de…

O objetivo do estudo foi investigar os memes enquanto gênero discursivo e descrevê-los em uma página de um Serviços de Rede Social Online (SRSO) auxiliado pela classificação de Recuero (2011).

Utilizou-se como método o estudo descritivo com caráter exploratório tendo como lócus de coleta de dados o Facebook, onde a escolha se justifica por se tratar de um dos SRSO mais utilizado (DIGITAL, 2019). Foram observadas livremente páginas do Facebook em língua portuguesa que têm por finalidade fazer a divulgação de memes.

A seleção para a realização da coleta de dados foi baseada na quantidade de curtidas e de compartilhamentos realizadas nas páginas chegando-se assim a página Capinaremos. Em março de 2021, a página Capinaremos foi classificada segundo seus idealizadores como de entretenimento com 1.513.476 seguidores, alcançando uma certa popularidade entre os internautas.

Para o desenvolvimento do estudo foram selecionados seis (6) memes baseado na classificação de postagens do ano de 2020, entre os dias 29 de novembro e 24 de dezembro de 2020. Na descrição dos memes, adotou-se a classificação de Recuero (2011), pois entende-se que sua pesquisa pode contribuir para a compreensão do gênero.

Foram utilizados no estudo apenas os memes produzidos com um conjunto de imagens e textos/enunciados. Esta etapa da pesquisa vem abordar os memes no contexto de fatos sociais, políticos, situações do cotidiano, de modo a descrevê-los como gênero discursivo. Para complementar a abordagem foram registradas algumas peculiaridades individuais de cada meme como número de compartilhamentos observados na página Capinaremos com a intenção de verificar o nível de alcance que o gênero obteve entre os internautas.

Acesso ao texto completo

Autores