Blog

Propensão a usar um Dispositivo Aéreo de Coleta de Dados em pesquisa agrícola Capítulo de Livro

Propensão a usar um Dispositivo Aéreo de Coleta de…

O acesso à informação como fator de sucesso nas áreas da atividade humana ganha relevância com a adoção intensiva das TIC. Um setor importante como a agricultura não pode ficar de fora desse fenômeno.

Os resultados obtidos em pesquisas agrícolas mostram uma dependência crescente do uso intensivo de dados, com maior volume e variedade, origem em diferentes ambientes e por meio de diferentes tecnologias.

O objetivo deste estudo é categorizar as possibilidades de utilização de Dispositivo Aéreo de Coleta de Dados descritos em estudos acadêmicos em agricultura, para compreender como esses dispositivos estão sendo utilizados em pesquisas realizadas por universidades brasileiras.

A pesquisa se limita aos resultados de teses e dissertações entre os anos de 2015 e 2017, considerando os programas de pós-graduação da USP, UNICAMP e UNESP. Cinco categorias foram definidas quanto à propensão para o uso de Dispositivos de Coleta de Dados Aéreos: Diagnóstico de Solo, Diagnóstico de Plantas, Manejo de Áreas de Pastoreio, Manejo de Culturas e Monitoramento Hidrográfico.

Identificou-se que são necessárias mais pesquisas para refletir sobre como a ciência pode auxiliar sua aplicação neste setor produtivo estratégico.

Autores

Acesso ao Capítulo

Ciência

Cultura Digital, Ensino Remoto e Pandemia: Relatório da Faculdade…

O objetivo deste relatório é apresentar de forma analítica os dados coletados pelo instrumento de pesquisa elaborado para compreender as problemáticas que a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA) enfrenta no processo de desenvolvimento das suas atividades de ensino por meio a instauração do Regime de Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Autores

  • Fernando de Assis Rodrigues
  • Gilberto Gomes Cândido
  • Cristian Berrío Zapata

Acesso ao e-book

Logotipo da RECoDAF Artigo em Periódico

Pandemia, agricultura familiar e Tecnologia da Informação e Comunicação:…

Esse editorial reflete sobre um evento que marcou o ano de 2020. O momento é de uma pandemia, que trouxe à tona desafios já antes enfrentados na história, mas com um tempero a mais – a interrelação das pessoas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Talvez esse marco tenha impulsionado, ou até mesmo consolidado, uma tendência que já estava se embrenhando nos tecidos sociais desde a “universalização” dos dispositivos digitais e da Internet, denominada por Castells (1999) como Sociedade da Informação.

Autores

  • Fábio Mosso Moreira
  • Fernando de Assis Rodrigues

Acesso ao editorial do periódico

Funcionamento do Blockchain do Bitcoin Artigo em Periódico

Arquivologia e blockchain: discussão teórica sobre oportunidades e barreiras

Embora tenha sido uma tecnologia criada a fim de solucionar problemas de transações financeiras, o Blockchain possui características que podem contribuir nas atividades arquivísticas referentes à segurança de documentos digitais. Sendo necessário examinar os desafios que esta tecnologia pode trazer à Arquivologia, esta pesquisa tem como objetivo identificar as oportunidades e barreiras apresentadas pelo Blockchain.

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e quantitativa, realizada por meio da análise de comunicações científicas publicadas em periódicos e em anais de congresso, coletadas durante os meses de abril e maio de 2019, nas bases de conhecimento Google Acadêmico, SciELO e Web of Science. Entre as 108 publicações coletadas, 57 foram descartadas por não atenderem os critérios definidos. Um total de 51 publicações foram analisadas, dentre as quais foram identificadas 12 com temas relacionados com a área de conhecimento. Após a aplicação do critério de qualidade da pesquisa, foram analisadas 5 publicações.

Quanto às oportunidades oferecidas pelo Blockchain, a integridade de documentos digitais e acesso à informação estão entre os assuntos mais abordados. Em contrapartida, o tempo elevado para registrar uma informação, a obsolescência tecnológica e questões de privacidade estão entre as barreiras de aplicação do Blockchain. Conclui-se que o Blockchain pode ser importante para a Arquivologia não só para assegurar a autenticidade de documentos, mas também para otimizar e manter a segurança na tramitação e no armazenamento de documentos arquivísticos digitais. Todavia, há que se discutir com mais profundidade acerca da preservação a longo prazo, privacidade de informações e do usuário.

Autores

Acesso ao artigo em periódico