Blog

Apresentação

Elaboração de Projetos de Pesquisa e TCC: algumas dicas

No dia 30 de abril de 2020, gravei uma Live no Facebook sobre elaboração de projetos de pequisa e TCC, a pedido da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A gente já recebeu muitos comentários, muita gente quer participar, dizendo que poderia ser uma iniciativa para continuarmos. É algo que podemos também levar em consideração quando voltarmos às atividades, tentar fazer eventos assim, para expandir um pouco e aproveitar esse aspecto tecnológico.

Fonte: Diego Barros – Biblioteca Centra da UFPA

Saiba mais em: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/11535-biblioteca-central-promove-live-sobre-elaboracao-de-projetos-de-pesquisa

Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará Artigo em Periódico

A Agenda 2030 e o conteúdo informacional mediado por…

As Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitaram novas formas para o processo de mediação da informação no âmbito das bibliotecas universitárias, disponibilizando ferramentas, como os Serviços de Redes Sociais Online, que proporciona maior interação com o usuário.

Os Serviços de Redes Sociais Online estão sendo aplicados por diversos setores da sociedade e apresentam baixo custo de investimento financeiro para um grande alcance perante a sociedade.

Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o conteúdo informacional que está sendo mediado por meio dos perfis da Biblioteca Central Dr. Clodoaldo Beckmann nos Serviços de Redes Sociais Online, mais especificamente o perfil institucional da Biblioteca no Facebook, com o intuito de compreender o seu papel no desenvolvimento social e sustentável da Região Amazônica, com enfoque na relação com a Agenda 2030.

Pesquisas demonstram apesar dos avanços, os Indicadores de Desenvolvimento Humano (IDH) na Amazônia ainda são inferiores às médias nacionais. Em 2016, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento realizou uma lista classificatória (ranking) de Índices de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM) dos municípios brasileiros, onde constatou-se que o município de Melgaço, Estado do Pará, apresenta o menor índice da Amazônia Brasileira.

Desta forma, a pesquisa verifica se os dados coletados por meio das postagens do perfil da biblioteca no Facebook estão de acordo com o que preconiza as diretrizes estipuladas pela IFLA, na qual denomina que as bibliotecas são agentes promotores do desenvolvimento social e sustentável, por possibilitarem o acesso público à informação.

De acordo com os procedimentos metodológicos, esta pesquisa está classificada como estudo de caso, utilizando como técnica a observação sistemática. O instrumento utilizado foi um formulário baseado em estudos prévios e as diretrizes propostas pela IFLA, onde os dados foram categorizados quanto ao tipo de conteúdo e as características da mensagem.

A amostra foi delimitada as postagens realizadas no período dos meses de março a setembro do ano de 2019. Conclui que a Biblioteca Central Dr. Clodoaldo Beckmann ainda prioriza mediar informações quanto a divulgação de seus produtos e serviços. No entanto, percebe-se uma preocupação desta em mediar informações que possam contribuir para o bem-estar e saúde e também, para a elevação do nível de aprendizagem dos estudantes, sendo este tipo de conteúdo classificado como informações gerais, mediado através do quadro Dicas da Semana, que divulga informações quanto ao incentivo à leitura, gerenciamento do tempo de estudo, preservação do acervo, acessibilidade e técnicas de memorização. Por ser uma das maiores bibliotecas universitárias da Região Norte do Brasil, outro fator utilizado para ampliar o acesso a informação para o desenvolvimento humano e social da Região Amazônica são as postagens do tipo Campanha, que são realizadas em parceria com instituições tais como: a Comunidade Cruzeirinho do baixo Acará, o Hospital Universitário João de Barros Barreto, a Superintendência do Sistema Prisional do Estado do Pará, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará. Contribuindo para o alcance dos objetivos da Agenda 2030 que visa garantir que todos os seres humanos possam desenvolver o seu potencial quanto a dignidade e igualdade, em um ambiente saudável e acessível a todos.

Autores

Texto completo disponível em

  1. Complexitas
  2. ResearchGate
  3. Academia.edu
Palestra do Prof. Dr. Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva Eventos

Ciclo de Palestras na Universidade Federal do Pará –…

No dia 05 de setembro de 2019, a Universidade Federal do Pará (UFPA) teve a oportunidade de receber o professor Dr. Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva, da Universidade do Porto.

Esta oportunidade foi possibilitada pelo suporte do PROCAD Amazônia, representado pela professora Dra. Marise Teles Condurú, além do apoio das Faculdades de Biblioteconomia (FABIB) e Arquivologia (FAArq) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI).

As palestras foram proferidas no Auditório do Instituto de Geociências da UFPA, que gentilmente cederam o espaço e equipamentos para a realização das palestras.

O professor trouxe visões sobre as áreas de conhecimento: Ciência da Informação, Biblioteconomia e Arquivologia, trazendo temas metodológicos e de trajetória histórica destas áreas para o contexto de sustentabilidade e desenvolvimento regional.

Leia mais “Ciclo de Palestras na Universidade Federal do Pará – Prof. Dr. Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva”