Identificando características semânticas de conjuntos de dados de interação do usuário por meio da aplicação de uma análise de dados

Diagram of Entity Relationship Model developed for data collecting. Copyright Fernando de Assis Rodrigues. Capítulo de Livro

Em uma avaliação de uma decisão, o fato analisado precisa receber insumos de múltiplas fontes de dados – estruturando, integrando, armazenando e processando dados coletados em uma saída que suporta uma melhor compreensão do fato dos dados, permitindo novas dimensões de análise.

O objetivo deste estudo é identificar as características semânticas dos atributos de dados no momento da coleta, das estruturas de datasets encontradas nas interfaces de exportação de dados nas ferramentas de análise de interações do usuário, nos canais de comunicação da Internet e nas ferramentas de dados analíticas da web envolvidas em um periódico científico. gestão, através de uma aplicação de um processo de análise de dados e técnicas de modelagem de dados.

A pesquisa foi delimitada para conjuntos de dados exportáveis ​​disponíveis em interfaces do Open Journal Systems, do Google Analytics e do Search Console, do Twitter Analytics e do Facebook Insights.

Adotou-se uma metodologia de análise exploratória para identificar características sobre como os dados estão disponíveis e estruturados sobre esses recursos de dados. Os conceitos de Modelagem de Relacionamento de Entidade foram aplicados para projetar e armazenar dados coletados dos serviços, recursos, conjuntos de dados e atributos.

Além disso, os dados coletados foram processados ​​em outra estrutura de dados, adotando-se o cubo de processamento analítico on-line como uma representação tridimensional de elementos, atuando como perspectivas de análise.

Esta análise de dados identificou dissonâncias semânticas nas definições de atributos em entidades, que podem interferir no processo de desenvolvimento de relações entre atributos de diferentes conjuntos de dados, diminuindo o potencial de interoperabilidade.

Palavras-chave: Análise de Dados. Coleta de Dados. Dados. Redes Sociais Online. Dados de usuário.

Autores

  1. Fernando de Assis Rodrigues
  2. Pedro Henrique Santos Bisi
  3. Ricardo César Gonçalves Sant’Ana

Texto completo disponível em

  1. ISKO
  2. Research Gate
fernando
Dr. Fernando de Assis Rodrigues é professor na Universidade Federal do Pará, Brasil.