Comunicações científicas sobre business process management: uma análise estatística sobre as produções científicas brasileiras

PBCIB 2020 Network Artigo em Periódico

Com o objetivo de conhecer a produção científica acerca do tema Business Process Management, durante o período de novembro de 2019 a agosto de 2020, realizou-se uma coleta de dados nas bases de conhecimento Google Acadêmico, Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e Scielo, buscando por artigos em língua portuguesa publicados em periódicos científicos ou em anais de congresso científico.

A busca resultou em 98 comunicações científicas, das quais 56 foram descartadas, pois trata-se de outros tipos de obras, além do descarte de artigos recuperados em língua estrangeira. Desta forma, 42 publicações científicas foram analisadas. Como resultado, observou-se um maior número de publicações sobre Business Process Management durante o ano de 2014. Contudo, há uma tendência de crescimento de publicações acerca do Business Process Management.

Entre as palavras-chave frequentemente utilizadas destaca-se Business Process Management e Business Process Management System. Em relação a autoria dos artigos analisados, a autora Elisângela Cristina Aganette da Universidade Federal de Minas Gerais destaca-se entre os 10 autores que mais publicam artigos sobre Business Process Management. Destaca-se a Universidade de São Paulo como a instituição com maior vinculação de autores

Em relação aos referenciais teóricos para a sustentação das pesquisas, Davenport é o autor mais citado com 36 citações em artigos. Além disso, o trio formado por Davenport, Hammer e Champy são os principais autores que possuem obras de referência que servem de subsídio para as pesquisas brasileiras acerca da temática Business Process Management.

Autores

  • Nadynne Cristinne da Silva Gonçalves
  • Camila Cristina Vieira Serrão
  • Fernando de Assis Rodrigues

Texto completo

Fernando de Assis Rodrigues
Dr. Fernando de Assis Rodrigues é professor na Universidade Federal do Pará, Brasil.

Leave a Reply