Estudo de aderência entre padrões de representação de dados sobre entidades

Projetos de sistemas de informação voltados à disseminação de dados originários e destinados para setores específicos necessitam de estruturas na fase de armazenamento que propiciem esta disseminação. Uma das entidades presentes neste contexto é a formalização da representação de pessoas, empresas e organizações e para a explicitação deste tipo de informação é necessário um conjunto específico de atributos. Entretanto, distintas aplicações destes conjuntos de dados são realizadas com o uso diferentes padrões e estruturas, o que torna complexo o armazenamento unificado deste tipo de informação.

Portanto, o objetivo deste trabalho é estudar a aderência entre os padrões de representação de dados vCard e o vocabulário Friend of a Friend (FOAF), definindo um núcleo comum para a explicitação de entidades desta temática para setores específicos – com independência tecnológica – necessárias à estruturação de bases de dados na fase de armazenamento destes conjuntos de dados.

O universo de pesquisa está delimitado ao estudo destes padrões de representação para entidades relacionadas a descrição de pessoas e como resultado, apresenta-se uma proposta de elementos para a geração de estruturas de representação de dados sobre entidades para setores específicos em vCard e FOAF.

A geração de um núcleo independente de elementos que permita um armazenamento unificado de informações necessárias para a representação de pessoas voltadas a um setor específico pode ser um dos fatores de qualidade na fase de armazenamento destes conjuntos de dados, principalmente devido à aderência entre atributos e propriedades pertencentes a estes padrões de representação, além de aproximar estes elementos de representações com um atendimento mais eficiente de necessidades geradas pelos fluxos informacionais dos sistemas de informação, permitindo, a partir de uma única base de dados a construção de múltiplas visualizações destes conjuntos de dados, como estruturas voltadas ao intercâmbio de dados por sistemas de informação ou consultas voltadas para o contexto da Web Semântica.

Palavras-chave: Sistemas de Informação. Web Semântica. Padrões de Representação de Dados. Friend of a Friend (FOAF). vCard.

Autores

  1. Fernando de Assis Rodrigues
  2. Ricardo César Gonçalves Sant’Ana

Texto completo disponível em

  1. EDICIC
  2. ResearchGate

 

Fernando de Assis Rodrigues
Dr. Fernando de Assis Rodrigues é professor na Universidade Federal do Pará, Brasil.