
Fundamentos teóricos para coleta de dados de redes sociais…
O desenvolvimento de redes de inter-relacionamento entre indivíduos não é recente e associado às Tecnologias de Informação e Comunicação surgiram serviços on-line voltados ao inter-relacionamento entre seus participantes: as redes sociais on-line.
Estes ambientes suscitam preocupações na forma que dados são compartilhados como, por exemplo, a partir do processo de coleta de dados por agentes externos, que estão armazenados nas instituições proprietárias dos serviços.
Entretanto, o acompanhamento sobre o processo de coleta de dados disponíveis nos serviços das redes sociais on-line é complexo, pois as informações sobre quais atividades de coleta de dados serão realizadas estão descritas em documentos com linguagem jurídica (Temos de Uso) e as regras e as tecnologias do processo de coleta de dados são explicitadas em documentos de cunho técnico-operacional, voltado ao desenvolvimento de aplicativos.
O projeto de pesquisa tem como objetivo a delimitação de fundamentos teóricos e conceitos relacionados ao processo de coleta de dados de redes sociais on-line, a partir da explicitação das características da coleta de dados via interfaces de programação de aplicativos, e da identificação de aspectos sobre as regras, os protocolos e as tecnologias envolvidas no processo de coleta de dados identificadas no conteúdo de documentos técnico-operacionais e nos Termos de Uso.
A metodologia a ser adotada ancora-se em uma intersecção teórico-exploratória, de caráter qualitativo, e será realizada uma investigação por meio de (a) pesquisa exploratória, a partir da identificação das características técnicas e operacionais das interfaces de coleta de dados, e (b) pesquisa bibliográfica, com análise de conteúdo dos documentos técnico-operacionais e dos Termos de Uso para vinculação de conceitos da literatura científica já existente.
Adota-se uma divisão sistematizada do processo de coleta em três ciclos interligados (Sistematização da Coleta, Modelagem Direta e Modelagem de Segunda Ordem), contendo 3 fases cada: coleta, armazenamento e recuperação.
Os resultados foram estruturados em dois eixos de análise: (a) de contextualização do processo de coleta de dados, a partir dos resultados da pesquisa exploratória, explicitando as características do processo de coleta de dados de cada rede social on-line (em cada ciclo) e (b) de formação de referencial teórico, relacionando as características identificadas em cada fase do eixo de contextualização aos conceitos já estabelecidos em literatura científica, selecionados a partir da análise e dos resultados da pesquisa bibliográfica.
Como o processo de coleta de dados têm forte caráter e necessidade de cooperação interdisciplinar, isto refletirá no aporte de conceitos originários de diferentes áreas do conhecimento para a formação de um referencial próprio a Ciência da Informação, bem como na formação de um discurso crítico sobre a necessidade participação interdisciplinar em processos de coleta de dados, principalmente derivada da necessidade de conhecimentos prévios de teorias, de ferramentas e de técnicas de diferentes áreas do conhecimento.
Espera-se que a contextualização dos fundamentos teóricos relacionados ao processo de coleta de dados de redes sociais on-line seja subsídio suscitar a reflexão a novas investigações que envolverão não só estudos sobre o processo em si, mas também uma orientação de base sobre conceitos vinculados a realização da coleta de dados em serviços on-line.
Produções científicas disponíveis
- A Agenda 2030 e o conteúdo informacional mediado por bibliotecas em Serviços de Redes Sociais Online: um estudo de caso para a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará [artigo em periódico] por Kelren Cecília dos Santos Lima da Mota e Fernando de Assis Rodrigues. Disponível em Complexitas, Academia.edu e ResearchGate. DOI: https://doi.org/10.18542/complexitas.v4i2.8050
- Indicadores altmétricos em periódicos brasileiros da Ciência da Informação [artigo em periódico] por Ilidio Lobato Ernesto Manhique, Ricardo César Gonçalves Sant’Ana e Fernando de Assis Rodrigues. Disponível em RICI, Academia.edu e ResearchGate. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i1p38-56
- Possibilidades de uso de Blockchain em fluxos informacionais de cadeias produtivas [artigo em periódico] por Fábio Mosso Moreira, Fernando de Assis Rodrigues e Ricardo César Gonçalves Sant’Ana. Disponível em RECoDAF, Academia.edu, ResearchGate.
- Contextualização de conceitos teóricos no processo de coleta de dados de Redes Sociais Online [artigo em periódico] por Fernando de Assis Rodrigues e Ricardo César Gonçalves Sant’Ana. Disponível em ITEC, Academia.edu e ResearchGate.
- Análise de Domínio da produção científica sobre coleta de dados no contexto do Institute of Electrical and Electronic Engineers [artigo em periódico] por Fábio Mosso Moreira, Ricardo César Gonçalves Sant’Ana e Fernando de Assis Rodrigues. Disponível em Complexitas, Academia.edu e ResearchGate. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/complexitas.v3i1.6634
- Use of Taxonomy of Privacy to Identify Activities Found in Social Network’s Terms of Use [artigo em peridódico] por Fernando de Assis Rodrigues e Ricardo César Gonçalves Sant’Ana. Disponível em Knowledge Organization. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2016-4-285
- Identifying semantics characteristics of user’s interactions datasets through an application of a data analysis [capítulo de livro] por Fernando de Assis Rodrigues, Pedro Henrique Santos Bisi e Ricardo César Gonçalves Sant’Ana. Disponível em Amazon, Academia.edu e ResearchGate. ISBN: 978-39-56504-20-4
- Estudo de aderência entre padrões de representação de dados sobre entidades [capítulo de livro] por Fernando de Assis Rodrigues e Ricardo César Gonçalves Sant’Ana. Disponível em UFMG, Academia.edu e ResearchGate. ISBN: 978-85-65609-07-4
- Uso de taxonomia sobre privacidade para identificação de atividades encontradas em termos de uso de redes sociais [capítulo de livro] por Fernando de Assis Rodrigues e Ricardo César Gonçalves Sant’Ana. Disponível em ISKO, Academia.edu e ResearchGate.
- Contextualização de conceitos teóricos no processo de coleta de dados de Redes Sociais Online [anais de congresso] por Fernando de Assis Rodrigues e Ricardo César Gonçalves Sant’Ana. Disponível em Academia.edu e ResearchGate.