Visualização de afinidades entre parlamentares mediante dados de votações no Senador Brasileiro

A ampliação da participação cidadã na esfera pública depende diretamente do acesso as informações relativas a atuação dos representantes eleitos, principalmente no que diz respeito a suas decisões nas votações durante seus mandatos. A Ciência da Informação pode colaborar neste processo, propondo e avaliando modelos de acesso a estas informações que podem ser obtidos através de dados a serem disponibilizados pelos sítios oficiais do Poder Legislativo nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

Propõe-se neste artigo a análise do processo de coleta e uso de dados sobre votações de senadores com vistas a apropriação deste modelo para coleta e uso de dados nas demais esferas. A partir dos dados é analisada a elaboração de uma matriz de afinidades que permita identificar a relação entre cada um dos parlamentares com os demais, em função das similaridades das decisões tomadas no conjunto das votações abertas.

É analisada também a elaboração de visualizações iniciais e a ampliação do escopo da pesquisa através da aplicação dos dados obtidos em todas as afinidades entre os parlamentares e na obtenção de uma afinidade média entre partidos, permitindo novas dimensões de análise aos dados coletados.

A elaboração das matrizes completas das relações de afinidades entre os parlamentares, pode propiciar um horizonte rico de possibilidades para elaboração de novas formas de visualização e análise, ampliando a visibilidade das ações parlamentares junto a sociedade.

Keywords: Open Data. Data Visualization. Public Transparency.

Autores

  1. Ricardo César Gonçalves Sant’Ana
  2. Fernando de Assis Rodrigues

Texto completo disponível em

  1. Informação e Sociedade: estudos
  2. Research Gate
  3. Academia.edu

Apresentação em slides

Dr. Fernando de Assis Rodrigues é pesquisador na Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Leave a Reply