Viabilidade de Produção de Atividades em Pequenas Propriedades Rurais Através da Gestão de Custo

O ambiente agropecuário brasileiro apresenta uma assimetria informacional entre os agricultores familiares e os latifundiários, considerando o acesso e uso de recursos tecnológicos, financeiro entre outros, voltados para produtividade.

Por esta diferença de acesso a recursos este trabalho tem como objetivo apresentar uma estrutura de dados que possa ser aplicada através do uso de TIC para auxiliar o agricultor familiar nas análises e decisões relacionadas a viabilidade econômica de produção.

A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo na área de modelagem de dados, contabilidade e gestão de custos para a viabilidade econômica como importante ferramenta para a gestão de organizações seja de pequeno, médio ou grande porte, refletindo o levantamento das informações necessárias dos fatores relacionados ao processo dos cálculos que permeiam a gestão de custos para atividades produzidas em propriedades rurais.

Como resultado, desenvolveu-se um fluxo de dados necessários para esta estrutura de dados, apresentada através do uso de esboços interligados e diagramas para a aplicação em uma planilha para gestão de custos de propriedades rurais.

Como considerações finais nota-se que a aplicação da estrutura de dados pode ser fator significativo na diminuição da assimetria informacional entre o agricultor familiar e o latifundiário, por auxiliar no cálculo de um processo que exige conhecimentos da área de gestão para coleta, processamento e análise dos resultados, além de fomentar melhorias na estrutura de dados e possíveis aplicações em sistemas de informação.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação. Viabilidade Econômica. Gestão de Custos. Agricultura Familiar. Projeto de Extensão.

Autores

  1. Fernando de Assis Rodrigues
  2. Ricardo César Gonçalves Sant’Ana
  3. Pedro Henrique Santos Bisi

Texto completo disponível em

  1.  III Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação
  2. Research Gate
  3. Academia.edu

Apresentação em slides

Dr. Fernando de Assis Rodrigues é pesquisador na Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Leave a Reply