Mapeamento do termo tecnologia em periódicos da CI no escopo do GT – Informação e Tecnologia

 

As tecnologias de informação e comunicação, estão cada vez mais presentes nas produções científicas, o que se deve ao avanço tecnológico e ao uso intenso das tecnologias disponíveis.

O objetivo é de apresentar à comunidade científica um mapeamento do termo tecnologia e suas derivações em periódicos da Ciência da Informação (CI), indexados no Web of Science (WOS), classificados no WebQUALIS 2013 e disponíveis no Portal CAPES de Periódicos.

O estudo surgiu da necessidade de identificar a forma como o termo tecnologia e suas variações está sendo utilizado em veículos de comunicação científica no âmbito de estudos e de pesquisas da Ciência da Informação, tendo como motivação a ementa do GT8 – Informação e Tecnologia, da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB) e a necessidade de categorizar sua abordagem na comunicação científica.

Os procedimentos metodológicos se constituíram na identificação de artigos que continham a palavra tecnologia, na seleção dos trechos dos artigos nos quais a palavra era localizada e a partir dessa seleção categorizar o uso do termo e com isso, mapear o perfil conceitual do termo tecnologia na CI.

Como resultado, apresenta-se o índice de utilização do termo estudado nas categorias: teoria, desenvolvimento, uso, avaliação, políticas e ética, destacando que a categoria uso abrigou o maior número artigos publicados na CI durante o período em estudo.
Palavras-chave: Tecnologia. Ciência da Informação. Informação e tecnologia.

Autores

  1. Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos
  2. Ana Carolina Simionato
  3. Fernando de Assis Rodrigues
  4. Cely Martins Alencar
  5. Jaider Andrade Ferreira
  6. Renata Eleuterio da Silva
  7. Ricardo César Gonçalves Sant’Ana
  8. Rachel Cristina Vesu Alves
  9. Cecílio Merlotti Rodas
  10. Luciana Maria Vieira Pöttker
  11. Rita de Cássia Cassiano Lopes

Texto completo disponível em

  1. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
  2. Research Gate
  3. Academia.edu

Apresentação em slides

Dr. Fernando de Assis Rodrigues é pesquisador na Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Leave a Reply