Informação e Tecnologia no ENANCIB: Percurso do GT 08 no período de 2008 – 2015

O desenvolvimento científico estabelecido entre as áreas do conhecimento tem como principal característica as atividades desenvolvidas pela comunidade científica, o que é estabelecido de forma individual a partir da atuação do pesquisador e coletiva de grupos de pesquisa. Por meio dos indicadores em ciência e tecnologia são realizadas análises que nos fornecem medidas sobre alguns aspectos identificáveis na literatura científica.

O estudo tem por objetivo mapear os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho Informação e Tecnologia ­ GT 08 do ENANCIB, de 2008 a 2015.

O procedimento metodológico ocorreu a partir da análise das palavras­chave utilizadas; da identificação da incidência do termo ‘tecnologia’ nos trabalhos; da análise de autoria, coautoria institucional, citação e instituições envolvidas. Como resultados, tem­se o mapeamento da distribuição geográfica de produção por regiões do Brasil; a caracterização das afiliações das instituições dos autores; caracterização da formação acadêmica dos autores que publicaram no GT 08 e a construção das redes de coautoria institucional e decitante versus citado por autor e instituição, traçando assim, as aproximações teóricas e o impacto dos trabalhos no período em análise.

As análises apresentadas indicaram para o crescimento em números de trabalhos ao longo dos anos entre as categorias de Comunicação Oral e Pôster, dos pesquisadores e instituições de maior representatividade e, das temáticas por eles desenvolvidas e que foram abordadas nos trabalhos analisados.

Palavras-­chave: Informação e Tecnologia. GT 08 ­ ENANCIB. Produção científica. Ciência da Informação.

Autores

  1. Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos
  2. Felipe Augusto Arakaki
  3. Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez
  4. Caio Saraiva Coneglian
  5. Ana Carolina Simionato
  6. Luiza de Menezes Romanetto
  7. Fabio Rogério Batista Lima
  8. Fernando de Assis Rodrigues

Texto completo disponível em

  1. XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
  2. Research Gate
  3. Academia.edu

Aprensentação em Slides

Dr. Fernando de Assis Rodrigues é pesquisador na Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Leave a Reply