Estudo de aderência entre padrões de representação de dados sobre entidades

Projetos de sistemas de informação voltados à disseminação de dados originários e destinados para setores específicos necessitam de estruturas na fase de armazenamento que propiciem esta disseminação. Uma das entidades presentes neste contexto é a formalização da representação de pessoas, empresas e organizações e para a explicitação deste tipo de informação é necessário um conjunto específico de atributos. Entretanto, distintas aplicações destes conjuntos de dados são realizadas com o uso diferentes padrões e estruturas, o que torna complexo o armazenamento unificado deste tipo de informação.

Portanto, o objetivo deste trabalho é estudar a aderência entre os padrões de representação de dados vCard e o vocabulário Friend of a Friend (FOAF), definindo um núcleo comum para a explicitação de entidades desta temática para setores específicos – com independência tecnológica – necessárias à estruturação de bases de dados na fase de armazenamento destes conjuntos de dados.

O universo de pesquisa está delimitado ao estudo destes padrões de representação para entidades relacionadas a descrição de pessoas e como resultado, apresenta-se uma proposta de elementos para a geração de estruturas de representação de dados sobre entidades para setores específicos em vCard e FOAF.

A geração de um núcleo independente de elementos que permita um armazenamento unificado de informações necessárias para a representação de pessoas voltadas a um setor específico pode ser um dos fatores de qualidade na fase de armazenamento destes conjuntos de dados, principalmente devido à aderência entre atributos e propriedades pertencentes a estes padrões de representação, além de aproximar estes elementos de representações com um atendimento mais eficiente de necessidades geradas pelos fluxos informacionais dos sistemas de informação, permitindo, a partir de uma única base de dados a construção de múltiplas visualizações destes conjuntos de dados, como estruturas voltadas ao intercâmbio de dados por sistemas de informação ou consultas voltadas para o contexto da Web Semântica.

Palavras-chave: Sistemas de Informação. Web Semântica. Padrões de Representação de Dados. Friend of a Friend (FOAF). vCard.

Autores

  1. Fernando de Assis Rodrigues
  2. Ricardo César Gonçalves Sant’Ana

Texto completo disponível em

  1. EDICIC
  2. ResearchGate

 

Dr. Fernando de Assis Rodrigues é pesquisador na Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Leave a Reply