A construção de um modelo multidimensional de ocorrências sobre hiperlinks quebrados em sítios governamentais

A transparência das atividades dos Estados perante a sociedade é parte integrante dos novos modelos de administração pública. Entretanto, na contemporaneidade das ações de transparência das atividades dos Estados, via Tecnologias de Informação e Comunicação, apresentam-se novas preocupações, como recursos que são referenciados por hiperlinks quebrados, e, portanto não estão acessíveis à sociedade, desmotivando a consulta de dados públicos.

Este trabalho tem como objetivo estruturar, em uma topologia star scheme, os dados coletados sobre recursos informacionais referenciados por hiperlinks em sítios governamentais, porém com seus conteúdos não mais disponíveis; e apresentar como resultado tanto a construção desta estrutura, como análises iniciais destes dados.

O universo de pesquisa fora delimitado aos sítios principais e dos Ministérios da Saúde e Educação dos países Estados Unidos da América, Brasil, Alemanha e Japão.

Como conclusão, destacam-se as novas possibilidades de análise sobre os sítios, permitindo identificar pontos de atenção para minimizar conteúdos não disponíveis.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Hiperlinks Quebrados. Data Warehouse. Data Mart. Transparência Pública.

Texto completo disponível em

  1. 4º Seminário Científico Arquivologia e Biblioteconomia
  2. Research Gate
  3. Academia.edu

Apresentação em slides

Dr. Fernando de Assis Rodrigues é pesquisador na Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Leave a Reply